Onde encontro a placa de identificação no meu veículo?

Onde encontrar a chapa de identificação do carro?

A chapa de identificação de um carro, também conhecida como placa do Número de Identificação do Veículo (VIN), é uma etiqueta de metal ou plástico que contém informações importantes sobre o veículo. Na chapa de identificação, geralmente constam o número VIN, o fabricante, os pesos máximos admissíveis ou cargas por eixo, a data de fabricação e outros dados específicos. Essas informações são fundamentais para a identificação do veículo em registros, inspeções e verificações legais.

A chapa de identificação está geralmente fixada em locais de fácil acesso, de forma a poder ser consultada tanto por proprietários como por inspetores. Os locais mais comuns são:

  1. No batente da porta do condutor, no pilar B: Ao abrir a porta do condutor, é possível ver a chapa de identificação no pilar B, normalmente junto à fechadura da porta.

  2. Compartimento do motor: Alguns veículos possuem a chapa de identificação no compartimento do motor, fixada no próprio motor ou numa das paredes internas.

A posição exata pode variar consoante o fabricante e o modelo. Se tiver dificuldades em localizar a chapa, o manual do veículo poderá ajudar ou, em alternativa, poderá consultar o fabricante ou uma oficina especializada.

Exemplos de chapas de identificação


Veículo com homologação europeia (EG Typgenehmigung):


Este Volkswagen Passat 3B tem um número de homologação europeia na chapa de identificação (e1*98/14*0157), por isso é muito provável que este veículo possa obter um COC.


Este Chevrolet também possui homologação europeia na chapa de identificação, pelo que está em princípio qualificado para obter um COC.

Veículo com homologação nacional (sem COC)


Este VW tem ainda uma homologação nacional. Trata-se de um Golf III do tipo 1H, que na época era homologado separadamente para cada país, razão pela qual não é possível obter um COC.


Este Fiat também é da época das homologações nacionais, não possui homologação europeia e, portanto, não pode obter um COC.

Outros exemplos sem homologação europeia


Este Subaru é uma importação do Japão, por isso não possui homologação europeia e não pode obter um COC.


Este Toyota não tem homologação europeia na chapa de identificação – por isso, não é possível obter um COC.



Este Suzuki também foi produzido sem homologação europeia – não é possível obter um Certificado de Conformidade (COC).


Um VW Passat Tipo 3C, produzido a partir de 2005 – portanto, em princípio, já deveria ter a declaração europeia de conformidade. No entanto, trata-se de uma importação de um mercado fora da UE. Por isso, também neste caso não é possível obter um COC.

Torna al blog

Lascia un commento

Si prega di notare che, prima di essere pubblicati, i commenti devono essere approvati.